quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Atividade desenvolvida no curso Tecnologias de Informação e Comunicação Acessíveis da UFRGS

TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO ACESSÍVEIS

Módulo 2 - Introdução à Informática Acessível
Atividade 4 - Tecnologia Assistiva para Limitação na Comunicação

Nesta atividade vamos imaginar que por algum motivo você tem uma limitação na comunicação e se comunica utilizando símbolos. Agora o desafio será realizar uma atividade de escrita utilizando somente os símbolos que você conhece.Vamos desenvolver uma Carta Enigmática utilizando símbolos de comunicação alternativa?
Para esta atividade vamos utilizar símbolos PECS disponíveis em http://pecsemportugues.blogspot.com/. No site encontrará pranchas já prontas para serem utilizadas como pranchas de comunicação alternativa. Uma prancha é utilizada para comunicação de diferentes formas os sujeitos podem se comunicar: olhando, apontando, fazendo gestos, emitindo sons ou respondendo questões de forma afirmativa ou negativa. Na nossa atividade precisaremos de alguns desses símbolos, então navegue nesse site, e salve as pranchas que achar mais adequadas para sua carta. Lembre-se para salvá-las no seu computador basta clicar na imagem com o botão direito do mouse. Crie uma pasta para todas as imagens que desejar.  O segundo passo será, utilizando um editor de imagens da sua preferência, como por exemplo o Paint recortar da prancha selecionada as imagens desejadas, salvando-as com outro nome. Por exemplo, selecionamos a prancha sobre comidas e  salvamos duas imagens separadas para usar na atividade.
Uma vez que tenha todas as imagens que desejar, vamos iniciar a construção da nossa Carta Enigmática
Abra um editor de texto da sua preferência e crie sua carta inserindo símbolos em lugar de palavras. Se precisar pode utilizar também palavras ou fotografias.  


Voce é capaz de decifrar a mensagem criada por mim? 





Um comentário:

  1. Pra quem não conseguiu decifrar, aí vai a resposta:
    "Olho por olho e o mundo acabará cego".
    De Neida com carinho.

    ResponderExcluir