quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Notícia do Município

05/10/2010 Administração Municipal traz a Cruz Alta exposição sobre o plástico ...

O Poder Executivo através da Secretaria de Cultura, com apoio da Secretaria de Educação, Desenvolvimento Social, Coordenadoria do Meio Ambiente, e em parceria com o Museu Olívio Otto, de Carazinho, irá promover a exposição Plástico: da matéria-prima ao pós-consumo na Casa de Cultura Justino Martins. O evento ocorre de 4 a 22 de outubro, das 8h às 14h.
           A exposição tem o objetivo de promover a consciência ambiental e possibilitar a reflexão sobre as atitudes da população humana em relação ao uso do plástico e ao consumo sustentável. A programação será aberta a toda comunidade, e vai contar com atividades com alunos das escolas da rede pública e crianças e jovens dos Centros de Referências em Assistência Social e Apoio Sócio Educativo em Meio Aberto (ASEMAS).
           O secretário de Cultura Alex Della Méa explica que a exposição será composta por cinco painéis que irão tratar das transformações ocorridas no mundo com o surgimento do plástico, que substituiu materiais como o vidro, madeiras e metais.
           “A temática vai alertar para o fato da utilização não racional desse produto, que gera o descarte inadequado depositado no meio ambiente. A intenção da mostra é esta orientar para o consumo consciente do plástico, descarte adequado e reutilização do mesmo, já que se trata de um material reciclável”, salienta ele.
           Os módulos da exposição serão os seguintes:
           Módulo 1 – Da matéria-prima ao pós-consumo
            Módulo 2 -  A matéria-prima – a invenção que transformou o mundo
            Módulo 3 - Composição e propriedades – a sociedade do consumo
            Módulo 4 - A produção de resíduos – o descarte
            Módulo 5 – Destino dos resíduos: reutilização e reciclagem
           Durante a exposição também será exibido o curta metragem “O príncipe das águas” com a colaboração da CORSAN de Carazinho.